Mais Lidas

Gracyanne Barbosa dá detalhes da fantasia no Carnaval: 'Virei clamando pela paz'

Rainha de Bateria da União da Ilha também revela se curte os blocos do Rio e se rola pressão em ser mãe

Gracyanne
Gracyanne -

Pela terceira vez, Gracyanne Barbosa vai cruzar a Avenida como Rainha de Bateria da União da Ilha no Carnaval deste ano. À coluna, a musa fitness adianta detalhes da sua fantasia, conta que se diverte com os memes (brincadeiras) sobre ela na internet e fala sobre seu casamento com o cantor Belo. Confira a entrevista!

Como está a expectativa para o desfile da União da Ilha?
Estão ótimas! A Ilha vem com um enredo que é um grito de socorro, um pedido de socorro para aqueles que mais necessitam de atenção. Mostraremos a realidade de nossas comunidades, dos morros, das favelas. Um enredo com uma mensagem forte e extremamente necessária. Vamos vir para despertar debates, principalmente das autoridades do nosso Rio.
 
Esse é seu terceiro ano como Rainha de Bateria da Ilha. Já se sente segura no posto?
A União da Ilha é uma grande família. Desde a primeira vez que pisei na quadra, senti acolhimento, amor e carinho. Meu combustível para os desfiles é isso, que acaba sempre me deixando segura.
 
Sempre rola aquele frio na barriga quando você pisa na Sapucaí?
Sempre! Tudo que envolve o coração dá um frio na barriga. É muita responsabilidade e muitos sonhos que todos temos ao entrar na Sapucaí. São expectativas que colocamos para que tudo seja o mais especial possível.
 
Como é a sua relação com os integrantes da União da Ilha?
Bom, não tenho como descrever. Não tenho mesmo. Transcende Carnaval, é uma família. Agradeço a todos os sorrisos e abraços que recebo a cada momento. É um amor mútuo. Uma família.
 
A sua fantasia vai representar o que este ano?
Venho com uma fantasia pra lá de importante. Digo até que é mais que uma fantasia, é uma bandeira que devemos levantar sempre. Na Sapucaí, virei clamando pela paz nas instituições de ensino das favelas, a paz das crianças para que consigam ter o acesso à educação.
 
Como será sua fantasia? Vai ser mais comportada ou vai mostrar o corpo?
Este ano não me preocupei muito com isso, não. Deixei tudo nas mãos do Henrique Filho, que é quem faz meus trajes de Avenida. Pedi apenas para que a mensagem da fantasia tenha uma leitura fácil, pois é importante ressaltar meu tema.
 
As fantasias geralmente são muito caras, principalmente as de Rainha. Você faz questão de pagar pelas fantasias? Para você, chega a ser um investimento?
Sim, eu arco com os gastos. Eu entendo que esse é meu presente para a escola. Quando eu mesma arco com as despesas, eu tiro esse peso das costas da escola, que pode caprichar mais nas fantasias da comunidade, com o valor que seria destinado à minha. É a minha contribuição e eu dou o meu melhor para que eu esteja à altura da minha escola.
 
Você já se espelhou em alguma Rainha de Bateria? Qual?
Já. Luma de Oliveira é a minha grande inspiração. A luz que aquela mulher emanava na Avenida era surreal. Eu sempre acompanhei e me emocionei com ela na Avenida. O carisma, sorriso, alma e coração de Luma, jamais se viu igual.
 
O que os torcedores da União da Ilha podem esperar do desfile deste ano?
Podem esperar um desfile onde colocarei meu coração nas mãos deles e também naquela Sapucaí. Estaremos de mãos dadas e entraremos com toda a força para fazermos um expressivo e forte Carnaval.
 
Tem algum ritual antes de entrar na Avenida?
Faço uma oração pedindo proteção, principalmente para minha escola e para todos os desfilantes, para que tudo saia da maneira mais saudável para todos que estão ali, no mesmo barco, sonhando e acreditando que a nossa escola é a mais especial de todas.
 
Tem um momento mais difícil de enfrentar na Sapucaí? E o mais prazeroso?
O mais prazeroso são os recuos, onde consigo prestar atenção no nosso desfile. Fico ali vidrada nas fantasias e alegorias. Interagindo, olho no olho, dando força aos desfilantes e também recebendo a energia deles. O mais difícil? Olha, acho que não tem nada fácil em um desfile, a responsabilidade de representar uma comunidade nunca é fácil, mas é sempre prazeroso.
 
O que você faz para manter a boa forma? Algum treinamento especial para o Carnaval?
Cuido do corpo o ano inteiro, é a minha forma de cuidar da saúde. Para o Carnaval, eu reforço treinos com foco para me ajudar no pique, pois passo pouco mais de uma hora sambando.
 
Como você lida com o assédio masculino no meio do samba?
Acho que o samba é uma das famílias mais protetoras que tenho. No samba, somos uma família, me sinto protegida, cuidam bastante de mim e, de verdade, não tem espaço para assédio masculino. Tem espaço para respeito, amor, valor, carinho e união.
 
Gosta de curtir os blocos de rua no Carnaval? Já foi a algum disfarçada?
Eu amo todas as expressões e vertentes do Carnaval. Tem tantos estilos e vejo que, nas ruas, a expressão do povo é mais livre, despretensiosa. Já curti, antes da fama, muitos carnavais nas ruas. Hoje é meio complicado por conta da agenda. Mas gostaria muito de voltar a curtir. Por causa do meu corpo, não sei se teria disfarce para mim, mas também não me importo de estar de mãos dadas ao povo.
 
O Belo fica com ciúme de você acabar mostrando mais o corpo no Carnaval ou ele já está acostumado e lida bem como isso?
O Belo é um dos meus maiores incentivadores do Carnaval. Ele ama aquilo ali e ele sabe o real valor do Carnaval. Somos uma família, aprendemos e ensinamos muito sobre valores, respeito, amores e sonhos. O resto é detalhe, consequência. E ele não implica com nada, sempre incentiva.
 
Qual o segredo para um casamento tão duradouro, Gracy?
O amor e a verdade, independente de qualquer fase que passamos. O diálogo e a paciência vencem tudo, principalmente quando há amor. Somos um casal como muitos outros, não tem nada de diferente ou especial na nossa família em comparativo com a família das pessoas.
 
Ainda rola pressão para você ser mãe? Acha que esse momento já está próximo?
Por conta do meu trabalho e do Belo e pela linda e grande família que já temos, nunca me pressionei a isso. Mas quero ser mãe, mas uma mãe presente. Para isso, tenho que planejar carreira, vida e ver isso tudo. Se está próximo ou não, creio que esse tempo é o tempo de Deus, vamos aguardar.
 
Você está virando a rainha dos memes nas redes sociais também, né? Se diverte com isso? Algum já te aborreceu?
Adoro todos. Me divirto com todos os memes. Poder abrir um sorriso no outro, ser leve, através da memória das pessoas, que se lembram de mim quando querem distrair, é um prazer muito grande. Sou muito tranquila com isso. Percebo que a galera é esportiva. Ao mesmo tempo que cria meme, também protege para que tudo se mantenha saudável.
 
Gracyanne diz que 'adoraria' interpretar versão feminina de 'Hulk' Reprodução
Mauricio Pingo / AgNews
Gracyanne Barbosa Reprodução / Instagram
Gracyanne Barbosa e o marido, Belo Reprodução do Instagram
Gracyanne posa nua Reprodução da internet
Gracyanne Barbosa Paulo Edu / Reprodução Instagram
Gracyanne Barbosa Reprodução Instagram
Gracyanne leo cordeiro/divulgação
No Instagram, Gracy vive esbanjando sensualidade ao publicar fotos ousadas reprodução do instagram
Meme: Gracyanne foi cotada por internautas para interpretar a Mulher Hulk reprodução da internet