Mais Lidas

Na reta final de 'A Dona do Pedaço', Guilherme Leicam fala sobre o desfecho de Leandro

Um dos grandes destaques da novela das noves, ator ainda fala sobre o título de galã

Guilherme Leicam
Guilherme Leicam -

Guilherme Leicam é um dos grandes destaques de A Dona do Pedaço, da Globo. Na reta final da novela, o ator adianta o desfecho do seu personagem, Leandro, à coluna. Ele ainda fala sobre o título de galã e muito mais. Confira! 

Você conversou com muitos gays para dar vida ao seu personagem?

Não. Eu já tinha feito uma peça teatral sobre o tema homoafetividade. O personagem, por coincidência, também se chamava Leandro. Estudei muito sobre o tema. A princípio, eu não sabia que o Mão Santa seria homossexual. E também o Leandro é um personagem muito complexo. A homossexualidade é apenas um dos lados dele. Ele apresentou mil facetas para o público, inclusive a de matador.

Acha importante levantar esse tema nas novelas, ainda mais no horário nobre?

Sem dúvida! E também essa é a função do ator interpretar todos os tipos de seres humanos. Ser versátil é um grande exercício de cidadania.

Como está sendo contracenar com o Malvino Salvador?

Um grande aprendizado. Malvino e eu tivemos uma enorme sintonia artística, trocávamos sempre muitas figurinhas sobre a cena. É disso que precisa um ator, de um parceiro aberto ao jogo. E, ao mesmo tempo, com capacidade de dialogar com a gente. Nós depositamos muita confiança um no trabalho do outro.

Você gostou dessa reviravolta do seu personagem na novela, de justiceiro a um homem ideal e justo?

Na minha cabeça, não houve mudança de fase. Para mim, Leandro sempre foi homossexual desde criança. Leandro era um cara que já tendia a ser um cara bacana, mas se desenvolveu ao máximo nas habilidades da sua família, justo porque ele era adotado. Se a família Ramirez fosse uma família de médicos, ele seria um grande médico. Ele lutou muito para ser aceito, ele se tornou o melhor matador da família, justo porque não era da família. Ele precisava chamar a atenção para conservar o seu lugar dentro daquela família que o acolheu.

Acredita que o amor pode mudar mesmo uma pessoa?

Acredito, sim. Aliás, acho que o amor é a única coisa que muda as pessoas. E falo de vários tipos de amor, inclusive das amizades.

O Leandro lutou pelo amor do Agno. Você também é determinado quando o assunto é relacionamento, Guilherme?

Estou completando 30 anos daqui a pouco, estou menos ansioso, deixando as coisas acontecerem com mais naturalidade.

Você torce pelo beijo gay dos dois?

O beijo será dado e já foi gravado, vai ao ar no último capítulo.

O beijo vai ser mais um dos grandes momentos da televisão, né? Rola essa expectativa?

A responsabilidade é grande justo porque eu percebi que o Leandro mexia com a alma de muitas pessoas que conversavam comigo nas minhas redes sociais. Então, fiquei muito focado, mas é inevitável, devido à sua temática, que a cena entre para a história da televisão brasileira. O beijo homoafetivo é sempre muito comentado quando acontece em novelas.

Saiu em alguns sites que o Mateus Solano é quem vai realizar a cerimônia de casamento do Agno e do Leandro. Você já sabe algo dessa cena pra adiantar pra gente?

Não foi isso que aconteceu. Mateus não participou da cena porque ela já está gravada, não tive tempo de averiguar se isso estava programado!

Como está sendo a repercussão do público em relação ao seu personagem?

Melhor impossível! Acho que Malvino e eu fizemos a coisa com tanta vontade de acertar que isso acabou contagiando o telespectador. Isso também é mérito do Walcyr (Carrasco, autor), que escreveu um personagem verdadeiro, com princípios morais muito bonitos. O que ele fez pela Lyris (Deborah Evelyn), ex-esposa de Agno, é muito bonito!

O Leandro está ganhando a confiança da Cássia (Mel Maia). Torce pra família ter um final feliz?

Amei trabalhar com Mel Maia. Que menina inteligente! Foi um prazer enorme fazer as cenas em que a Cássia aceitou Leandro, todo estúdio se comoveu.

Qual o balanço que você faz da novela?

Acho que o mesmo que o ibope está demonstrando, que a novela conquistou o Brasil. E foi um dos acontecimentos mais importantes da minha vida estar num trabalho tão vitorioso. O artista precisa desse retorno!

Está recebendo muitas cantadas de gays nas ruas?

Não, nas ruas, não. Nas redes sociais, pessoas com relacionamentos homoafetivos se manifestaram mais. E se manifestaram de uma forma muito bonita. As pessoas se sentiram representadas. Foi isso que mais li nas redes sociais. E percebi que o Leandro mexeu com a vida de milhares de pessoas. O fato de ele ter ido amadurecendo durante a novela conquistou muitas pessoas. Esse é um toque legal que o Leandro deu: amadureça!

Quais são seus projetos para depois da novela?

Tem alguns projetos que estou amadurecendo, mas se fosse por minha escolha, eu gostaria de fazer outra novela em sequência. Estou num momento de amadurecimento também como ator. Então, seria bacana continuar desenvolvendo essa linha de trabalho.

Você ganhou o título de galã. Gosta desse título?

Eu não me importo em ser chamado de galã. Acho que é uma consequência normal do trabalho feito em televisão. Mas a verdade é que eu comecei no teatro, eu gosto de construir personagens, procuro sempre ser versátil. Galã pode soar uma coisa redutora, mas eu não me importo, não. O importante é tocar o coração das pessoas, não importa o nome que se dê a isso!

Como está o coração? Namorando, solteiro?

Acho que vou entender melhor daqui a pouco, quando terminar a novela. Estou focado nesse personagem, que é um dos mais complexos que a televisão já apresentou ao público. Tenho tido experiências afetivas com pessoas bem bacanas, mas não houve tempo de aprofundar. Por isso que é difícil responder essa pergunta agora, mas, com o tempo, quero entender e saber falar melhor desses encontros tão positivos.

 

Guilherme Leicam reprodução do instagram
Guilherme Leicam, o Leandro de 'A Dona do Pedaço' Estevam Avellar / TV Globo
Guilherme Leicam como Leandro, em A Dona do Pedaço Divulgação / tv globo
Guilherme Leicam como Leandro, em A Dona do Pedaço Divulgação / tv globo