Mais Lidas

'Sonhava em fazer minha história'

O cantor Rafael Mike conversou com a coluna sobre seus planos

O cantor Rafael Mike fala sobre o lançamento de seu primeiro trabalho solo
O cantor Rafael Mike fala sobre o lançamento de seu primeiro trabalho solo -

Prestes a lançar seu primeiro single solo, 'Alfazema', o cantor Rafael Mike, de 39 anos, fala à coluna sobre esse trabalho, como foi cantar com Chico Buarque e Elza Soares, sua apresentação no Rock in Rio e os filhos. Confira!

Quando a música entrou na sua vida?

Foi um pouco de tudo. Morei em Nova Iguaçu metade da vida. Vi o funk crescer nos anos 90, amava como Claudinho e Buchecha escreviam, as palavras e melodias doidas. Estava na escola e vi um garoto tocar violão. Não tinha grana para fazer curso, mas meu pai me deu uma viola e aprendi um pouco com um amigo da rua. Junta tudo e salpica um Michael Jackson arrebatando o planeta. Fui junto!

Continua fazendo as batalhas do passinho?

Não produzo mais por conta da agenda. Contudo, sinto vontade, pois acredito no impacto positivo nos jovens das comunidades. Ao mesmo tempo, fico feliz em saber que tem produtores fazendo batalhas em vários lugares. Ahhhh que saudade!

Qual será a pegada do seu solo, que será lançado sexta-feira?

Podem esperar uma voz rouca com muito suingue, uma composição positiva e necessária para o momento que vivemos. E não é só politicamente falando. É afeto, ternura. 'Alfazema' fala de amor preto, intimidade sexy com elegância e espiritualidade. A música conta com uma das vozes mais promissoras do R&B nacional, o rapper Luccas Carlos, que elevou o nível.

Como foi sair do Dream Team e trabalhar só?

Quando um projeto está fechando o ciclo, dá sinais. Amadurecemos muito nos quase seis anos juntos — uns sonhando com carreira solo, outros com possibilidades artísticas diferentes. Conversamos e achamos que era a hora de aproveitar o que absorvemos, num caminho pessoal. Eu já tinha essa necessidade! Vou fazer 40 anos e meu maior sonho era cantar meu som, fazer minha história. Sei que é difícil, que há obstáculos e correria, mas amo isso!

Ano passado, a música 'Caravanas', de Chico Buarque, na qual você fez beatbox, ganhou o Grammy. Como foi saber da premiação?

Chorei igual gato no telhado (risos). Me deu muito gás para seguir! É um tipo de nitro, de bônus, um vento extra especial no seu barquinho.

Como o Chico chegou até você?

Meu ex-empresário disse que tinha me indicado para fazer um beatbox para um artista da gravadora Biscoito Fino, mas não sabia quem era. Fui pra lá e esperei. Daqui a pouco, entra o Chico Buarque, mano. 'Mó' vibração boa. Quase cai duro! Quase que não consigo gravar! Me tremi muito (risos). Deu tudo certo! O Grammy é nosso!

Elza Soares gravou sua música. Como ela te descobriu?

Ela é rainha e compor algo que sinta vontade de interpretar é demais. Assim que Marielle Franco foi morta, fiquei impactado com um papo que tive com Lázaro Ramos e alguns amigos negros. Escrevi um poema e mandei pro Lázaro. Ele disse: 'Isso é uma música?' Eu falei: 'Agora é'. Ele sugeriu que Elza precisava conhecer. Então, o empresário dela, Pedro Loureiro, me ligou: 'Mike, meu amigo. Sua música vai entrar no disco da rainha e ela quer quer você cante com ela, topa?' Sentei e chorei igual bebê.

Você fez parte do show dela no Rock In Rio. Como foi isso?

Fiquei muito feliz de cantar 'Não tá mais de graça' ao lado dela e trocar energia com artistas que admiro, como o grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, Kell Smith, Jéssica Ellen, Edgar. Que momento! Fiquei louco vendo a Elza dominando o público gigante com vigor e muito amor!

Você tem dois filhos. Eles têm veia artística?

Sim! Lucas, de 18 anos, e Lara, de 9. Lara é compositora. Tem uma produção textual apaixonante, ama violão, faz aula de vários instrumentos e ama dançar. Tem sangue quente na veia: ô neguinha braba! Lucas ama dançar, escuta rap, é apaixonado pelas musicas que escrevi quando tinha a idade dele e está fazendo jornalismo. Só agradeço a Jesus ter duas belas ferinhas lindas! Babo muito!

Quais seus planos para a carreira solo?

Vou lançar um disco ano que vem. Esse ano, lanço pelo menos três singles com clipes. Quero fazer parcerias gringas e, com ajuda da minha equipe, já estamos mexendo muitos pauzinhos para isso. Sou apaixonado por roteiro e estou envolvido em projetos bem grandes e muito potentes, que só posso falar mais tarde! Sigo também compondo para alguns cantores e cantoras desse Brasilzão. Tô com aquele nervosinho gostoso, indicativo de que meu coração tá certo nas escolhas. Tô feliz!

 

O cantor Rafael Mike fala sobre o lançamento de seu primeiro trabalho solo Cleber Barbe / Divulgação
O cantor Rafael Mike fala sobre o lançamento de seu primeiro trabalho solo Cleber Barbe / Divulgação
O cantor Rafael Mike fala sobre o lançamento de seu primeiro trabalho solo Cleber Barbe / Divulgação

Comentários