Mais Lidas

'A vida foi muito generosa comigo'

Filho de Rodriguinho, Gaab conquistou o público com seu talento

Cantor Gaab
Cantor Gaab -

Aos 20 anos, Gaab é um dos cantores do momento. O artista, que estourou com a música Tem Café, lançou o DVD Legado, no qual se apresenta com o pai, Rodriguinho, e o tio, Ah! Mr. Dan. À coluna, o jovem conta como é trabalhar em família, fala sobre o sucesso de suas músicas e da relação com os fãs e a filha, Heloísa. Confira! 

Seus vídeos tem milhões de visualizações no Youtube. Esses números te impressionam?

Olha, eu vou te falar que nunca imaginei na minha vida que as coisas aconteceriam dessa forma. Me impressiona demais. Às vezes, nem acredito. Como fico muito dentro de casa, nem dou conta do quanto isso realmente tocou as pessoas. Hoje em dia, andando na rua, eu vendo as pessoas tendo reações, chorando e gritando, me impressiona.

Você estourou com o hit Tem Café. Essa música foi um divisor de águas na sua carreira?

Com toda a certeza. Ela surgiu de uma forma muito legal. Tanto eu quanto o Brasil precisávamos de um momento diferente. Ela veio de um jeito legal, as pessoas conseguiram associar, entender e aceitar que aquilo é brasileiro. Fico com muito medo, porque vejo que a gente que faz esse som que é um pouco mais 'gringo', às vezes perde a identidade da nossa cultura e da nossa essência. Mas as pessoas não deixaram a 'Tem Café' fugir disso, e foi, com certeza, de onde o Gaab surgiu.

São quantos shows por mês, Gaab?

É relativo. Mas é de 25, no mínimo, pra cima. Já cheguei a fazer 70 shows por mês. Era uma loucura, era coisa de 10 a 15 shows na semana. Tinha dia que eu fazia 5 ou 6 shows num dia só. É muita correria.

Você tem apenas 20 anos, mas com 14 já teve uma música gravada por Thiaguinho. Você tem noção de quantas músicas já compôs?

Com 14 anos aconteceu esse momento mágico. Ali começou um Gaab compositor e foi um divisor de águas na minha vida, quando o Thiaguinho gravou uma música minha. Porque aquilo me acordou e me fez ver que eu sabia escrever. Me deu força de vontade. Minha autoestima, lembro que mudou tanto na época... Às vezes, a gente fica tão perdido, e aí vem esse pontinho de luz. Não tenho noção de quantas músicas já compus, mas acho que mais de 500.

Como foi ver sua música na rádio pela primeira vez na sua voz?

A primeira vez que ouvi uma música na minha voz tocando na rádio foi no Rio de Janeiro, na FM O Dia. Eu ouvi a Tem Café. Passa um filme na cabeça. Estava na van indo pro show e o motorista disse: 'Poxa, Gaab, olha a 'Tem Café' tocando!'. A gente que vem da internet é tão subestimado, desacreditado, e ver uma música nossa tocando na rádio significa que não só os nossos fãs, mas as pessoas do Brasil e o mercado aceitaram. Fiquei muito feliz, foi um momento muito legal da minha vida.

Você é filho do Rodriguinho. Como é trabalhar com seu pai, Gaab?

O meu pai é um cara muito mágico, incrível. Não é só porque é meu pai, não, mas é muita história, maturidade, muito respeito. Me sinto muito lisonjeado por ter vivido tão perto de um grande homem como meu pai.

Seu pai é um exemplo e até uma inspiração musical pra você?

Meu pai não só me ensinou o que eu deveria ouvir, como fez meu estilo musical nascer. Me mostrou muita coisa. Pai ensina muita coisa, não só na música, como na vida. Até hoje tudo que acontece comigo, qualquer conselho que vou pedir, vou diretamente pro meu pai. Se tem uma pessoa que eu vou pedir ajuda, é o meu pai. Não só na música, como em tudo, ele é minha inspiração.

Ele sempre te incentivou na carreira de cantor?

Não só meu pai, como minha família toda. As pessoas não acreditam muito na vida musical, porque acham que não dá muito certo, é difícil, não ajuda financeiramente. Mas, para minha família, a música era uma realidade. Eles sempre viram que eu gostava de música, então, sempre me apoiaram. Meu pai, meu tio Ah! Mr. Dan, minha vó, minha mãe, todo mundo sempre foi muito a favor de eu cantar.

Por você ser filho do Rodriguinho foi mais fácil alcançar o sucesso ou mais difícil?

No começo foi muito mais difícil, antes das coisas acontecerem pra mim, das pessoas me conhecerem e conhecerem meu trabalho. Era normal, por meu pai ser meu pai e elas não me conhecerem. Quando começaram a me conhecer, conseguiram separar e entender que o Gaab não veio pra ser melhor ou pior que o Rodriguinho. O Gaab veio pra ser o Gaab, e o Rodriguinho veio pra ser o Rodriguinho. Sempre lutei por isso, e é o que meu pai me ensinou a escrever minha própria história. Tento criar meu estilo, meu jeito, e percebo que as pessoas entenderam isso. A vida foi muito generosa comigo.

Você faz show com seu pai e seu tio, o Mr. Dan. Como é trabalhar em família?

É melhor do que qualquer coisa. Porque a gente trabalha com tanta gente que não conhece, e não tá nem aí pra gente. Quando você trabalha com sua família, o carinho, o respeito e a energia são outra coisa, é muito bom.

Você está morando no Rio ou em São Paulo?

Eu moro em São Paulo. As pessoas sempre acharam que meu pai era do Rio, mas a gente é de São Paulo mesmo.

Você já é papai da Heloísa. Como é o Gaab pai?

Sou muito feliz de poder ser pai, na circunstância em que fui. Esses dias postei uma foto no Instagram falando que, de todos os erros da minha vida, esse foi o melhor 'erro' que já cometi. Com 20 anos, ninguém tá procurando ser pai, ou pensando já numa estrutura familiar, mas as coisas aconteceram. Foi um 'erro' que melhorou minha vida. Se eu não tivesse filha hoje, não estaria conquistando as coisas que conquisto. Sou muito grato por ter minha filhota Heloísa comigo. Sou feliz de ser pai assim, tão novo. Acho que é um sentimento que não é a idade, é realmente a gente ser pai e ir entendendo o que é isso.

Como é sua relação com os fãs?

Gosto demais dos meus fãs. Quem não gosta de ser tratado com carinho e ver aquelas mensagens carinhosas? Eu, às vezes, me sinto até um pouco mal de não conseguir dar a devida atenção para as minhas fãs. Com essa loucura de ser pai, produzindo minhas próprias paradas, me sinto um pouco distante. Mas, toda hora que entro no Instagram, tento responder alguém, vejo o que todo tá falando, e fico feliz de ver que tá todo mundo pertinho, acompanhando o que tá rolando.

Tem vontade de gravar com alguém específico um dia?

Tinha vontade de gravar com uma pessoa, e essa pessoa me chamou pra gravar com ela. Não vou falar quem é, quero manter essa surpresa, mas é uma pessoa que admirava como compositora e cantora. É do ramo sertanejo, é feminina. Ela conseguiu realizar esse meu sonho, olha que louco.

Como é o assédio da mulherada?

Tem as que são um pouco mais 'pra frente'. É especial, é gostoso sair e ver que a pessoa te conhece ou quer falar com você, quer te agarrar, te dar um beijo. Lógico que dou uma segurada na onda, mas gosto de todas elas.

Cantor Gaab Ruggero Fiandanese / Divulgação
Cantor Gaab Ruggero Fiandanese/ divulgação