Mais Lidas

Alô, Zona Norte!

Viradão Cultural Suburbano rola hoje e amanhã

Artistas se reúnem na quadra do Império Serrano: serão 36 horas  de muita literatura, música e teatro
Artistas se reúnem na quadra do Império Serrano: serão 36 horas de muita literatura, música e teatro -

A partir de Madureira e Oswaldo Cruz, um amplo movimento de artistas e coletivos surgiu e se propagou para outras regiões da Zona Norte para reivindicar espaço, voz e visibilidade. Depois de 13 encontros nos últimos quatro meses, eles se organizaram e dão início, hoje, à primeira edição do Viradão Cultural Suburbano. O evento, que vai até amanhã, terá 36 horas de atrações artísticas gratuitas em 19 bairros do subúrbio do Rio.

"O evento surgiu da vontade de dar um grito pela valorização do artista suburbano. Inicialmente, pensamos em música e teatro, mas as adesões foram crescendo e chegamos a 12 linguagens artísticas", diz Rodrigo Retonde, coordenador artístico do Viradão Cultural Suburbano, que terá Paulo da Portela e Dona Ivone Lara entre os homenageados.

Além deles, o Viradão também presta tributo a outro ícone do samba de Madureira: Tia Surica. A matriarca da Portela será homenageada em uma roda de samba hoje, às 17h, no Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica, em Cascadura. "Estou lisonjeada. Vou fazer 79 anos e fico feliz de poder ver o samba, que já foi perseguido nos subúrbios, ser reconhecido e valorizado cada vez mais como patrimônio da nossa cultura", afirma Tia Surica. A roda de samba terá a participação da cantora Vera de Jesus, neta de Clementina de Jesus, outra pérola da música popular brasileira.

Madureira e Oswaldo Cruz concentram a maioria dos eventos, que também movimentam outros bairros, como Andaraí, Cachambi, Cascadura, Engenho de Dentro, Cordovil, Vila da Penha, Bento Ribeiro e Rocha Miranda.

Confira onde curtir o Viradão Cultural Suburbano

HOJE

Império Serrano: Na quadra da tradicional escola de samba, o público pode curtir os shows no Palco Mestre Milanez, que começam às 21h. Pela quadra do Império vão passar o Bloco D'água, Banda Canacaiana, Banda Sangue Rasta, Jeca São Five, Encontro Percussivo, entre outros artistas. A música só termina às 6h. Avenida Ministro Edgard Romero 114, Madureira.

Parque Madureira: A programação começa com os debates Escolas de samba e suas relações com a religiosidade, às 10h, e Cultura suburbana e roda de leitura infantil, às 13h. Na parte da tarde, das 15h às 16h, haverá quadrilhas infantis, apresentação da Inocentes da Caprichosos, Coração Batuqueiro, Bloco O Baile Todo, Banda Morgado e roda de hip-hop. Rua Soares Caldeira 115, Madureira.

Museu da Maré: Das 18h às 21h, artistas locais apresentam a peça teatral Ela não se lembra mais: 33 anos contra o esquecimento. Avenida Guilherme Maxwel 26, Maré.

AMANHÃ

Portela: A quadra terá ato interreligioso, às 8h; café da manhã coletivo às 9h; feira agroecológica às 10h; e roda de choro com o grupo 100% suburbanos às 11h. Rua Clara Nunes 81, Madureira.

Engenhão: Apresentações teatrais, de dança, blocos afro e stand up comedy com Negro Pobre Star. A programação vai das 14h às 18h30, quando tem início o show de encerramento com os DJs Negralha, Marceloo e TK 8. Rua José dos Reis, 425, Engenho de Dentro. 

Comentários