Mais Lidas

Nutricionista dá dicas de alimentação para enfrentar a maratona de blocos

Profissional ressalta a importância de se preocupar com a comida ingerida durante a folia

O Bloco da Favorita
O Bloco da Favorita -

Fantasia ok, glitter ok, make ok. Mas além dos principais itens para a curtir a folia, é importante se preocupar com a alimentação para aguentar toda a maratona de blocos cheio de disposição. 

A nutricionista Ranay Tavares destaca que é importante cuidar da alimentação antes de sair de casa para curtir o Carnaval. "É imprescindível se alimentar bem com alimentos saudáveis e fazer uma refeição completa em nutrientes. Se possível, leve lanches saudáveis como sanduíches, frutas, iogurte, frutas secas e oleaginosas para evitar as besteiras da rua. E nunca esquecer de beber muita água. Evite comer pratos muito elaborados, misturas de muitos alimentos e carnes muito gordurosas", explica.

As comidas vendidas na rua também devem ser evitadas: "Os alimentos vendidos na rua nem sempre são boas opções, por causarem intoxicação alimentar e outras doenças intestinais. O ideal é levar de casa. Caso não dê, procure locais confiáveis para comer, como grandes lanchonetes, onde há um controle de qualidade da comida. Escolha sempre opções assadas e cozidas, e evite a todo custo os alimentos crus ou mal passados", ensina. 

Além da alimentação, é importante também se atentar para a hidratação, principalmente se estiver calor. "É fundamental se hidratar bastante. Sucos naturais, chás gelados e muita água são ótimas opções para os dias de folia", diz Ranay. Para os foliões que gostam de uma cervejinha ou outro tipo de bebida alcoólica, ela alerta: "É ainda mais importante a reidratação, pois o álcool desidrata e causa aquela ressaca chata no dia seguinte com muita dor de cabeça e enjoos. É importante beber água intercalando sempre com a bebida alcoólica. Um copo de água para cada dose", ensina.

 

Para o café da manhã

Segundo a nutricionista, uma ótima opção de café da manhã pré-folia é associar um bom carboidrato, como raízes ou pão integral, com uma proteína como frango ou ovo e um alimento do grupo do leite, como queijo ou leite ou iogurte. A profissional ainda dá dicas de possíveis cafés da manhã. "Pode ser ovos iogurte 1 fruta ou um sanduíche de frango com requeijão suco verde. Outra opção seria um omelete de queijo suco de uma fruta ou bolo caseiro de fruta iogurte, ou até mesmo vitamina de fruta com aveia ovos", detalhou.

Foliã atenta ao cardápio

MC Rielle é uma foliã que se atenta para o que comer nesta época do ano. "Eu amo o Carnaval de rua, principalmente o do Rio, mas sempre me preocupo com o que comer antes de ir curtir. Ainda mais que a gente vai emendando um bloco no outro, né? (risos). Então, tomo um café da manhã reforçado. Aposto em ovos, frutas e um sanduíche natural. Levo umas barrinhas de cereal na bolsa ou na pochete também para ir comendo durante o dia.E, claro, bebo bastante água", afirma.
MC Rielle vai curtir os blocos do Rio WYSS / Divulgação
MC Rielle vai curtir os blocos do Rio
MC Rielle vai curtir os blocos do Rio
O Bloco da Favorita Alexandre Macieira/divulgação Riotur