Mais Lidas

Samurais do Morro pretende usar artes marciais como ferramenta transformadora no Tuiuti

'Mais do que influenciar na mudança de vida do local, o projeto Samurais do Morro quer mudar pessoas', afirma professor Cláudio Carelli

Professores e apoiadores do projeto Do Morro Para O Ringue
Professores e apoiadores do projeto Do Morro Para O Ringue -

Nascido e criado em São Cristóvão, o professor Cláudio Carelli, faixa preta em judô e jiu jitsu, vai iniciar, após a pandemia, o projeto 'Samurais do Morro' na localidade conhecida como 'Minhocão', na comunidade do Tuiuti, em São Cristóvão, para jovens entre sete e 15 anos. A ideia é levar a disciplina e a filosofia das artes marciais para a garotada da comunidade. Carelli aposta que o esporte é ferramenta transformadora, "muito além de golpes e técnicas".

"Sou nascido e criado em São Cristóvão, e o sonho de oferecer um projeto socio-esportivo para a garotada sempre esteve na minha alça de mira. É bom salientar que o projeto Samurais do Morro vai exigir frequência nas escolas públicas, e sobretudo, bom coeficiente de rendimento. A prática das Artes Marciais vai muito além de golpes e técnicas", comenta Carelli.

"Respeito, disciplina, humildade, coletividade, socialização e concentração para quaisquer atividades praticadas, são premissas para a vida. Costumo dizer que o Judô é a metáfora da vida. A gente cai para levantar, e levanta para cair. Mais do que influenciar na mudança de vida do local, o projeto Samurais do Morro quer mudar pessoas".

O Samurais do Morro promete treinamentos de alto rendimento, casando a prática esportiva com cursos e palestras de "psicólogos, esportistas renomados e assistentes sociais". O projeto foi planejado para começar em março, mas a pandemia adiou os planos. "A expectativa é começar este ano. Por ser esportes de contato, não vamos, em hipótese alguma, antecipar nada sem as devidas precauções e recomendações dos especialistas em Gestão de Saúde Pública", garante Carelli.

Para mais informações sobre o projeto, o Samurais do Morro pode ser encontrado no Facebook (samurais.domorro) e no Instagram (@samuraisdomorro).

Comentários