Mais Lidas

A beleza do Jacarezinho

Júlio Cesar da Silva Lima é CEO da Jcré Facilitador, que tem 19 anos

Julio Jcré Facilitador
Julio Jcré Facilitador -

Me chamo Júlio Cesar da Silva Lima, tenho 42 anos, sou negro, assembleiano e cria da Favela do Jacarezinho. Filho de pai pedreiro e mãe doméstica, me considero um transformador social, atuante como CEO da Jcré Facilitador. Sou conhecido por escrever a história da minha comunidade através da moda.

Tudo começou quando, aos 12 anos, senti a indignação de não ver a periferia da Zona Norte bem falada na mídia. Ali nasceu a militância de um jovem empoderado, grande em representatividade. Mas foi aos 19, período em que trabalhei como porteiro em Copacabana, que tive meu primeiro contato com revistas de moda. Observei que a beleza ali existente, na distante realidade das revistas, era a mesma que corria por minha favela, apesar do território de desigualdade.

A partir disso, me especializei no curso de produção de moda do Senai Cetiquet e, sem pretensão, decidi ensinar as meninas da comunidade sobre o que lia nas revistas. Desde o comportamento, a maneira de se vestir e as tão sonhadas aulas de passarela.

Só havia uma ressalva: assumir suas identidades e ter a honra de dizer que moravam no Jacarezinho. Como era de se esperar, elas alçaram voos e chegaram a casting na Europa, agências do Rio e fotografadas para as mesmas revistas encontradas por mim no lixo.

Hoje, a Jcré Facilitador (Rua Galileu 108, em Mara da Graça — entrada do Jacarezinho) tem 19 anos e grandes conquistas como a escola de modelos, desenho de moda e beleza e cursos de barbeiros, designer de sobrancelha, make, tranças afro e manicure. Tudo com preço que cabe no bolso do morador.

Para vencer a pandemia do coronavírus, contamos com a ajuda da instituição Welight, parceiros que seguraram nossa locação nesses quatro meses. No período crítico da infecção, emprestamos o local ao coletivo Jaca Contra o Corona e fizemos entregas de cestas básicas.

Agora, demos início a uma campanha de arrecadação para reduzir os danos da pandemia que chegou à nossa comunidade. Quem quiser acesse a @welight.com e doe o que puder. O depósito também pode ser feito na conta do coletivo. Basta acessar nosso Instagram (@jcrefacilitador) para mais informações.

 

Comentários