Mais Lidas

Idealizadora do 'Fala, Juramento!' destaca a força da comunidade da Zona Norte

'Quando o "FJ" nasceu, a primeira coisa que eu pensei foi em tirar esse estigma das coisas ruins sobre a favela', diz

Colunista convidada: Thais Ulrichsen Fernandes, do Juramento
Colunista convidada: Thais Ulrichsen Fernandes, do Juramento -

É impossível falar do Juramento sem falar das inúmeras histórias que contam sua trajetória quanto favela. Desde muito pequena, escuto falar sobre personas ilustres e, quanto comunicadora popular e hoje estudante de Ciências Sociais e pós em Comunicação, é impossível não ficar impactada com a quantidade de coisas incríveis que o Morro do Juramento tem.

Sou nascida e criada em Vicente de Carvalho e quando me perguntavam "de qual lado" de Vicente eu morava, eu dizia: "Do Lado do Juramento!". É perceptível a divisão que existe entre os lados do metrô e os lados de Vicente de Carvalho.

Precisei crescer, sair pra estudar, me formar, entender qual o meu processo quanto mulher favelada pra poder buscar soluções que talvez auxiliem o local que eu pertenço. E é a partir dessa formação da minha localização social que nasce o "FALA, JURAMENTO!".

Quando o "FJ" nasceu, a primeira coisa que eu pensei foi em tirar esse estigma das coisas ruins sobre a favela. O "FJ" é um espaço democrático, de educação, de política social. Então, você vai encontrar artistas performando, jovens divulgando suas artes, empreendedores tendo seus espaços e produtos divulgados e, principalmente, uma comunidade sendo reconhecida e valorizada pela sua força.

Hoje somos parceiros da Quadrilha Tucanada, que tem arrecadado alimentos para os moradores do Juramento, e estamos construindo um curso on-line para os empreendedores trabalharem o marketing digital de suas marcas.